Ferroviário de Maputo conquista Supertaça Mário Coluna Jogabets

O emblema locomotiva firmou um início de época tal como terminou a anterior: a celebrar ao alto a conquista de títulos e com troféus. Este domingo, 15 de Março, derrotou no Estádio Nacional do Zimpeto a Black Bulls por 4-3.

Texto: Abiatário Rombane

O resultado saiu do desempate a partir da marca de grandes penalidades, após empate a um golo que durou 90 largos minutos.

Os campeões nacionais colocaram-se antecipadamente em vantagem. Decorridos 12 minutos da partida, Danilo fez o marcador funcionar (1-0) ao desviar com precisão uma bola que foi despejada no centro da grande área por Sumbane. Um tento que chegou num período em que os Touros foram mais equipa.

A etapa complementar foi inicialmente do Ferroviário de Maputo, tão destemido em mudar o rumo dos acontecimentos. Porém foi de auto-golo que viu o resultado a alcançar o seu ponto justo, decorrido que estava o oitavo minuto. Nené foi de rasteira desviar para o interior da própria baliza a um cruzamento de Celso.

Um golo que galvanizou a equipa locomotiva, a ponto de em três ocasiões seguidas terem desperdiçado a oportunidade de mudar o rumo dos acontecimentos. Destacou-se particularmente o lance em que Elias Macamo falhou um golo cantado com a baliza totalmente escancarada.

Foi porém dos Touros o último quarto de hora, que mesmo assim não conseguiram evitar o desempate por grandes penalidades.

Grandes penalidades treinam-se!

Corria tudo bem no sorteio de grandes penalidades até que no terceiro pontapé Amet emprestou momentaneamente a esperança à locomotiva ao permitir uma defesa de Guirrugo. Porém não tirou disso proveito Sampaio que rematou por cim,a da baliza de Ernan.

No lote seguinte, mais do mesmo. Candinho falhou e Naftal seguiu-lhe os passos, mantendo o resultado em 2-2. A seguir vieram Clésio (Black Bulls) e Huga (Ferroviário) que trataram de encerrar com acerto os tiros regulares. Isso forçou ao desempate por morte súbita, no qual foram felizes os vencedores da Taça de Moçambique.

Um remate frontal de Nené permitiu a mais uma defesa do guarda-redes Guirrugo, com Tununu a encarregar-se de tirar as castanhas do fogo, encerrando em 4-3 as contas do jogo.

Refira-se que por esta proeza maravilhosa, o Ferroviário de Maputo arrecadou 400 mil meticais. Este prémio foi oferecido pela JOGABETS, a maior casa de apostas desportivas do País. À Black Bulls coube um cheque de 200 mil meticais. [PLANTEL OC]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top